Com a taxa básica de juros (Selic) em 5% ao ano e com chances de diminuir para 4,25% em 2020, o retorno do dinheiro investido em renda fixa é baixíssimo. Mesmo assim, a renda fixa não traz o risco de você perder capital e muito menos o investimento, já que existe o Fundo Garantidor de Crédito.
Mas, se você pensa em uma alternativa, a primeira a se pensar é na rentabilidade da renda fixa, bem interessante apesar do pouco retorno e da devolução menor que o dinheiro investido. Um exemplo é o CDI, que vence da Ibovespa, ou outro investimento de maior risco. A questão principal é investir em conjunto com a renda fixa, seja ela CDI, CDB ou as LC’s.
Sem ter desespero, é necessário pensar e analisar o que é mais simples: Passar riscos em um novo investimento sem reservas para emergências ou ampliar os investimentos em outros modelos conservadores? Essa é a pergunta que se deve fazer ao procurar uma alternativa.
Tesouro Selic
Uma forma segura e simples de render o dinheiro dentro das modalidades de renda fixa é o Tesouro Selic, que rende exatamente a taxa Selic, ou seja, está colada a taxa e não tem grande variação. De forma simples e a curto prazo, essa é uma forma de rentabilizar as finanças sem sair da segurança da renda fixa.
Há também os investimentos a longo prazo, que com planejamento, podem trazer um bom retorno financeiro. Um exemplo é o Tesouro Direto, que ao vencer em 2022 rende 5,97% ao ano e em 2029 rende 7,19% ao ano com investimento inicial de 30 reais. Assim, o investidor pequeno pode investir tranquilamente com a certeza que irá ganhar mais no fim.
Investir também é planejar, estudar e analisar qual o melhor forma de render o dinheiro tão batalhado.
LEIA MAIS:
Ibovespa renova máxima história com bom humor nos mercados
Após eleição, Argentina continua perdendo indústrias
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.






