Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Revisão do PIB aponta que economia da China pode dobrar, mas existem dúvidas sobre os dados

Revisão do PIB aponta que economia da China pode dobrar, mas existem dúvidas sobre os dados

Revisão do PIB da China mostra que economia pode dobras, mas segundo dados de especialistas, esse número pode ser uma maquiagem feita por autoridades

A China revisou seu Produto Interno Bruto (PIB), alavancando para cima sua economia. Portando, elevou o PIB nominal de 2018 em 2,1%, para 91,93 trilhões de iuanes (US$ 13,08 trilhões), mantendo-a no caminho para alcançar sua meta de dobrar o tamanho de sua economia até 2020, em relação a 2010. Sobretudo, os dados causaram desconfiança em alguns especialistas do mercado financeiro.

A economia está crescendo em seu ritmo mais fraco em quase três décadas. Portanto, as revisões podem alimentar o ceticismo sobre a credibilidade dos dados chineses. Salvo que analistas suspeitam que autoridades chinesas possam estar maquiando os números para atingir as metas ambiciosas de Pequim.

Em resposta, a Agência Nacional de Estatísticas da China alega que a mudança no tamanho do PIB de 2018 não influenciará significativamente o cálculo da taxa de crescimento de 2019. Mas o aumento, ajudará a China a cumprir as metas oficiais de crescimento. Eventualmente, as revisões do PIB chines sempre são acrescidas.

Para que seja cumprida a meta do Partido Comunista da China, de dobrar o valor do PIB e da renda na década até 2020, considera-se necessário um crescimento de cerca de 6,2% durante todo este ano e no próximo. Porém se tornará difícil. Tendo em vista que uma desaceleração da demanda no país e no exterior enfraqueceu a segunda maior economia do mundo.

Economia da China

A economia chinesa experimentou, a partir da década de 70, depois de passar séculos dependendo quase inteiramente de seu setor agrícola e de experimentar as mudanças (trazidas pela revolução comunista de Mao Tse Tung), um grande crescimento econômico. Portando, o país se abriu ao investimentos estrangeiros, após a chegada ao poder de Deng Xiaoping em 1979. Salvo que as autoridades chinesas propuseram quintuplicar o PIB até o ano 2000 (fato alcançado em 1995). Contudo, mediante uma abertura econômica e com a introdução da chamada Economia Social de Mercado.

Publicidade
Publicidade

LEIA MAIS:

EUA registram déficit comercial de US$ 500 bi 

Huawei e ZTE são consideradas um risco para à segurança nacional pela FCC dos EUA