Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Recurso de Lula no caso do sítio de Atibaia é julgado hoje pelo TRF-4

Recurso de Lula no caso do sítio de Atibaia é julgado hoje pelo TRF-4

O TRF-4 julga nesta quarta-feira (27) a apelação do processo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do sítio de Atibaia.

A 8ª turma do Tribunal Regional Federal da 4º região (TRF-4) julga nesta quarta-feira (27), em Porto Alegre, a apelação criminal do processo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do sítio de Atibaia.

A defesa do ex-presidente pede a absolvição do réu e a anulação de toda a sentença, alegando a inexistência de provas. Em fevereiro deste ano, Lula foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão pela juíza Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal de Curitiba.

Segundo um resumo da apelação compartilhada pela defesa de Lula, o processo “merece anulação total devido às diversas nulidades que o viciam desde a origem”.

Os advogados de Lula alegam que o julgamento não seguiu “as regras ordinárias, mas sim um padrão extraordinário, que variava conforme a necessidade de lhe impor toda a sorte de prejuízos”.

No documento também consta que a condenação de Lula, em fevereiro deste ano, em sentença proferida pela juíza Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal de Curitiba, foi montada “sobre uma farsa jurídica, posto que a vinculação dos contratos do Sítio de Atibaia é artificial e aleatória” e que os objetivos do Ministério Público Federal foram “assegurar a ilusória competência da 13ª Vara Federal de Curitiba; impressionar a opinião pública; garantir o fluxo de valores a um inexistente caixa geral de propinas; e asfixiar a defesa”.

Publicidade
Publicidade

Quem julga o caso ?

O caso desta quarta-feira será julgado em segunda instância pelos desembargadores da 8ª turma do TRF-4 João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz.

Caso a turma do TRF-4 aceite o pedido da defesa de Lula, a ação retorna para a primeira instância. No entanto, pode acontecer de o ex-presidente ser condenado com pena reduzida, mantida ou aumentada.

LEIA MAIS:

Focus eleva previsão da inflação, do câmbio e do PIB para 2019

Money Week: conheça o maior evento online de investimentos do Brasil