“O PIB do Agronegócio vai puxar o crescimento do PIB Nacional”. O otimismo expressado nessa frase pelo presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Carlos von Doellinger, se refere a números indicando o incremento do PIB no setor agropecuário. O PIB do agronegócio irá superar a previsão inicial para 2019, pulando de 0,5% para 1,4% no período.
A projeção para 2020 é maior, passando de 3,2% para 3,7%, conforme o prognóstico de safra.
Os números apontados acima são superiores ao crescimento projetado para o conjunto da economia – a previsão do PIB é de 1% para 2019 e 2,3% em 2020.
“O setor agropecuário está tendo um comportamento com perspectiva muito favorável. É uma vocação do Brasil, o País sempre teve vantagem comparativa”, explicou Doellinger à Agência Brasil, durante seminário realizado em Brasília.
Ganho de produtividade
Segundo dados do Ipea, os números positivos do agronegócio têm muito a ver com o ganho de produtividade nos setores de milho, algodão e ovos para o mercado interno.
José Ronaldo Souza Júnior, diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do órgão, e que também participou do seminário, explicou o fenômeno.
“Está havendo melhora na produtividade agrícola. Tanto a Conab [Companhia Nacional de Abastecimento] quanto o IBGE não estão vendo ganho de área plantada e sim ganho de produtividade. O que mantém a tradição da agricultura brasileira ser um setor que continuamente tem melhorado a produtividade”.
LEIA MAIS:
Ibovespa renova máxima história com bom humor nos mercados
Após eleição, Argentina continua perdendo indústrias
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.





