O PIB cresceu 0,1% no terceiro trimestre. É o que aponta divulgação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) desta semana, sobre o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre.
Mensalmente, o Monitor do PIB/FGV calcula a soma da produção de bens e serviços nacionais. O resultado é um aumento de 0,1% em relação ao trimestre anterior.
Em comparação com o PIB alcançado no mesmo período em 2018, o aumento é de 0,9%.
No acumulado de 12 meses, a alta é de 1,1%.
Ao analisar apenas o mês de setembro, as altas foram de 2,1% na comparação com o mesmo período do ano passado e de 0,3% em relação a agosto deste ano.
PIB cresceu: desempenho de cada setor
- Agropecuária: na comparação do terceiro com o segundo trimestre deste ano, o setor apresentou alta de 1,1%. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, houve alta de 3,2%.
- Serviços: o crescimento foi de 0,2%. Na comparação com 2018, alta de 1,1%.
- Indústria: manteve-se estável. Em comparação ao ano passado, queda de 0,1%.
Demais indicadores
Assim como o PIB cresceu, o consumo das famílias também aumentou, em 1,9%. E a formação bruta de capital fixo (investimentos), 2,5%.
As exportações caíram 4,7%, enquanto as importações cresceram 2,1% na comparação do terceiro trimestre deste ano com o mesmo período do ano passado.
Leia mais:
Tesouro Nacional realiza captação de recursos no exterior
Em meio à crise, governo anuncia pacote de reformas
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.





