O presidente Jair Bolsonaro enviou, no último dia 26 de novembro, ao Senado Federal, a sua indicação para o posto de embaixador do Brasil nos EUA. A escolha feita foi pelo diplomata Nestor Forster.
O nome do diplomata começou a ser avaliado pela presidência da república após o deputado federal Eduardo Bolsonaro, do PSL de São Paulo e filho do presidente, anunciar sua desistência do cargo.
Vale lembrar que, desde o último mês, Bolsonaro já havia dado sinais de que Forster poderia ser uma boa opção ao dizer que “é um bom nome para a embaixada”.
A desistência de Eduardo ocorreu ao tempo em que o PSL passava por crises internas entre o presidente do partido e o grupo aliado a Bolsonaro, o que incluía o próprio presidente.
Como resultado dessa confusão, o presidente da república saiu do partido e anunciou a criação de uma nova legenda, a qual denominou de Aliança Brasil.
Nestor Foster é natural de Porto Alegre (RS). Com 56 anos de idade, conta com licenciatura em Letras Clássicas e Vernáculas e em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Atualmente, o embaixador já exerce função na unidade diplomática como encarregado de negócios.
A carreira no campo da diplomacia já dura um bom tempo, sendo que seu ingresso ocorreu em 1985. Já em junho deste ano, Forster ganhou uma promoção e chegou ao cargo de ministro de Primeira Classe.
Definição para 2020
Com a indicação oficializada pelo presidente, o relator responsável pelo processo no Senado terá um prazo de 15 dias para desenvolver seu parecer.
Após esse período, o documento será avaliado pelos integrantes da comissão e o indicado será chamado para participar de uma sabatina. Geralmente, essa fase perdura por cerca de 20 úteis.
A proposta da sabatina é permitir que Forster responda aos questionamentos feitos pelos integrantes do Senado — perguntas sobre carreira, formação e até mesmo situações reais ou hipotéticas, que possam ter alguma relação com a sua futura função.
Vencida essa fase, o nome de Nestor Forster será submetido a uma votação secreta pelos membros da comissão para, depois, retornar ao Senado para ser votado por uma última vez e, então, será decido se o seu nome será ou não aprovado.
Todas as etapas apontadas acima envolveriam algo entre 30 e 40 dias para que fossem concluídas. E isso se tudo seguir normalmente como ditam as normas.
Todas as informações sobre essa indicação de Forster estão disponíveis para consulta no Diário Oficial da União desde o último dia 26.
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.






