Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Economia chinesa apresenta no trimestre os piores resultados dos últimos 27 anos

Economia chinesa apresenta no trimestre os piores resultados dos últimos 27 anos

Yao Jingyuan, Conselheiro Sênior do Estado chinês, revelou nesta quinta-feira (28) que a economia do país enfrenta a maior crise dos últimos 27 anos.

Yao Jingyuan, Conselheiro Sênior do Estado chinês, revelou nesta quinta-feira (28) que a economia do país enfrenta a maior crise dos últimos 27 anos e que isso está refletido nos números do crescimento do último trimestre: 6%, o pior registrado desde 1992.

O conflito comercial com os Estados Unidos, que se arrasta há 16 meses mas está perto de um fim, é apontado como um  dos fatores determinantes para o cenário atual.

No segundo trimestre os números também ficaram abaixo do esperado, registrando uma média de 6,2% de crescimento do PIB em relação a 2018.

A luta do governo para fechar 2019 na casa dos 6 ou 6,5% começou com a estabilização do mercado de trabalho e dos setores comercial, financeiro e de investimento estrangeiro.

Segundo Yao Jingyuan, no entanto, a expectativa de melhora deve ficar somente para os primeiros meses de 2020.

Publicidade
Publicidade

“A economia chinesa este ano enfrentou suas piores dificuldades e desafios. Não devemos excluir a possibilidade de estarmos abaixo de 6% neste trimestre ou no próximo ano”.

Lucro na economia chinesa

O lucro da indústria chinesa caiu quase 10% (9,9%) em um ano, entre outubro de 2018 e outubro de 2019. O resultado foi de 427,56 bilhões de yuans (US$ 60,74 bilhões).

É o que revelam dados do National Bureau of Statistics nesta quarta-feira (27).

Essa é a queda mais acentuada da indústria chinesa, o que ilustra a desaceleração da segunda maior economia do mundo.

Entre janeiro e outubro, a queda foi de 2,9% em relação a 2018. De janeiro a setembro, a queda havia sido de 2,1%.

No setor manufatureiro, a contração foi de 4,9% no período janeiro-outubro em comparação com o ano passado. No setor de mineração, os lucros das empresas caíram 2,9%.

Os dados cobrem as empresas com mais de 20 milhões de yuans em receita anual de suas principais operações.

Indústria chinesa em queda: disputa com os EUA

O setor industrial da China está sob pressão nos últimos meses, com a desaceleração da demanda doméstica e as consequências da disputa comercial entre china e EUA.

“A grande queda nos lucros de outubro sugere que a economia real ainda enfrenta muitas dificuldades”, afirmou à Reuters Nie Wen, economista do Hwabao Trust de Xangai, acrescentando que as indústrias chinesas enfrentam agora um duplo golpe de preços em queda e custos de financiamento mais altos.

LEIA MAIS

Ex-assessor acusa Trump de impedir acesso ao Twitter

Veja como os EUA podem vencer a China na corrida pelo domínio nas redes da próxima geração