Enquanto os investidores aguardam novos desenvolvimentos no acordo comercial EUA-China, uma especialista em economia disse à CNBC na quarta-feira que a assinatura de um acordo comercial da primeira fase, não será uma vitória real para ambos os lados.
Em conversa com o “Street Signs Europe”, da CNBC, Keyu Jin, professora associado de economia da London School of Economics, descreveu o acordo da fase um como um “acordo de face”. Portanto, simplesmente permitiria aos dois lados dizer que fizeram algum progresso.
Opinião de Keyu Jin
Para Jin, “É um grande presente para o presidente Trump, porque vimos realmente as bolsas de valores alavancarem”. “Portanto, a menos que tarifas antigas possam ser revertidas para a China, ela não pode realmente ser vista como uma vitória para elas, ou muito para os EUA, porque os problemas mais intratáveis ainda existem”, completou a professora.
Ela acrescentou que mesmo algumas das questões mais difíceis que foram negociadas no acordo (como as que envolvem a propriedade intelectual e a abertura dos mercados chineses), não marcaram um grande avanço.
“É isso que os chineses querem fazer de qualquer maneira, é consistente com os objetivos de longo prazo”, explicou Jin. “Hoje em dia, há muito foco em tecnologia e inovação vindo do governo, do setor privado, a proteção (propriedade intelectual) é absolutamente crítica”.
De acordo com Jin, no entanto, mesmo se a China concordar em fazer concessões em torno de certas leis ou regulamentos, ainda pode demorar um pouco para que mudanças tangíveis sejam entregues.
Há uma diferença entre o que está escrito na lei e a aplicação real. Muitas coisas estão escritas na lei, o sistema jurídico é bastante abrangente, o mecanismo de proteção de patentes existe, trata-se realmente de aplicação ”, disse ela.
“A aplicação da lei é complicada porque envolve muitos governos locais, empresas privadas locais, sobre as quais o governo central não tem controle total. Eles estão tomando medidas substanciais para garantir que a aplicação também ocorra, mas isso levará tempo ”, acrescentou Jin.
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.






