Desde o que um gigantesco volume de petróleo atingiu centenas de praias do Nordeste e pontos no litoral de Espírito Santo. O que causou incalculável prejuízo ambiental e ainda não totalmente explicado. A estatal Petrobrás constatou queda dos indicadores que avaliam sua imagem e sua reputação.
Sem envolvimento
Análise interna da empresa concluiu que parte considerável da população relaciona o evento à estatal. Isso ocorre devido a associação da marca Petrobrás a acontecimentos que envolvam petróleo.
O diretor de Governança e Conformidade da Petrobras Marcelo Zenkner, lamentou em um evento na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan): “O derramamento impactou a imagem da Petrobras, apesar de não termos responsabilidade nenhuma”.
Recuperação
O episódio do derramamento ocorre justamente quando a empresa estava se estabilizando. Terrivelmente manchada pelos escândalos da Lava Jato, a marca finalmente se recuperava. A Petrobras precisou reconquistar a confiança dos consumidores e dos investidores. Muito disso com um discurso que apostava na transparência, na tecnologia e pesquisa.
Roberto Ardenghy, diretor de Relação Institucional da Petrobras, presente na mesma palestra em que falou Marcelo Zenkner, se mostrou bastante otimista com relação ao futuro da imagem da estatal: “Nas próximas semanas isso vai ser revertido”.
Suspeitos
Apesar do navio grego Bouboulina ter aparecido nos jornais como suspeito pelo vazamento de óleo nas praias do Nordeste, que já causaram e continuam causando prejuízos enormes aos ecossistemas locais e também aos pescadores e comerciantes locais, as investigações ainda não são conclusivas.
No último dia 20 de novembro, um estudo foi apresentado na Câmara dos Deputados apontando o navio Voyager I, das Ilhas Marshal, como principal suspeito pelo derramamento. Mas a embarcação não está na lista de investigados pela Marinha.
LEIA MAIS:
Tesouro Nacional realiza captação de recursos no exterior
Em meio à crise, governo anuncia pacote de reformas
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.






