Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Xi Jinping, presidente da China, diz que expectativas sobre papel do FMI são elevadas

Xi Jinping, presidente da China, diz que expectativas sobre papel do FMI são elevadas

Em encontro com Kristalina Georgieva, Diretora Geral do FMI, o presidente chinês Xi Jinping disse esperar da administração um aumento ainda maior na mo…

O presidente da China Xi Jinping reuniu-se com a diretora geral do Fundo Monetário Internacional em Beijing, nesta sexta-feira (22/11). Nesta reunião, discutiram sobre o futuro da relação do país com o FMI e as possíveis evoluções cooperativas.

Declarações do presidente chinês

O Presidente da China, Xi Jinping, deu início à reunião desejando boas vindas a diretora do FMI, Kristalina Georgieva.

Dessa forma, afirmou acreditar em um desaceleramento do mercado financeiro global devido aos riscos de queda (do mercado). Além disso, disse que o protecionismo está em uma ascensão mundial, enquanto o multilateralismo e o livre comércio enfrentam sérias dificuldades.

“Espero que, sob a sua administração, o FMI melhore ainda mais o seu sistema de governança e a representação dos países em desenvolvimento, bem como de seus mercados emergentes”, disse Xi.

Logo, podemos esperar por uma posição colaborativa da China com o mercado global, haja vista sua pretensão de aprofundar continuamente a sua cooperação com o FMI.

Publicidade
Publicidade

“Tenho esperanças de que o FMI continuará promovendo o comércio global, salvaguardado-o e favorecendo condições mais justas e abertas. Assim sendo, a China está disposta a aprofundar continuamente a cooperação com o FMI”, disse Xi.

Posicionamentos do Fundo Monetário Internacional

Georgieva disse que o governo chinês visa erradicar a pobreza até 2020. Além disso, informou que tal objetivo é marcante para não só para o país como também para todo o mundo. 

Desse modo, a China alcançou um nível de desenvolvimento extremamente forte e sustentável, por meio de reformas e abertura de mercado. Em conseguinte, acredita-se que continuará aberta ao mundo exterior em vários campos, incluindo finanças e capital.

Em relação às falas do presidente, Georgieva declara que o fundo apoia com firmeza o livre comércio.

 Além disso, ele se esforça para alcançar relações comerciais pacíficas, completou.

“O Fundo Monetário Internacional atribui grande importância ao seu relacionamento com a China e continuará aprofundando a sua cooperação com o país”, disse ela.

Ademais, Kristalina confirma que o FMI está pronto para realizar reformas de acordo com as necessidades, bem como aumentar o peso das economias emergentes.

Kristalina Georgieva, que assumiu o posto de diretora-gerente do FMI no mês passado, também participou de uma mesa redonda com o primeiro-ministro chinês Liu Keqiang. Dessa maneira, além do primeiro-ministro, a mesa era composta por mais seis líderes de grandes instituições financeiras e econômicas internacionais.