Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Medida judicial tenta impedir BNDESPar de comprar ações

Medida judicial tenta impedir BNDESPar de comprar ações

Uma medida cautelar tenta impedir BNDESPar de comprar novas ações de empresas até que a Justiça avalie os procedimentos legais do banco.

Uma medida cautelar tenta impedir BNDESPar de comprar novas ações de empresas até que a Justiça avalie se os procedimentos adotados pelo banco ocorreram dentro dos objetivos da instituição.

A medida foi solicitada pelo subprocurador-geral do Ministério Público, Lucas Furtado, junto ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Suspeitas

Para ele, o BNDES Participações (BNDESPar) está sob suspeita depois que notícias veiculadas pela imprensa trouxeram à tona que o BNDES solicitou propostas a bancos para venda da sua participação na JBS.

A empresa JBS pertence aos irmãos Joesley e Wesley Batista, citados em casos de corrupção.

O BNDESPar é braço do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que investe diretamente em empresas, por exemplo, comprando ações dessas companhias.

Publicidade
Publicidade

Furtado alega que “é público e notório que a JBS engendrou esquema de fraudes para beneficiar políticos do PSDB e do PT” e que “não é absurda a conclusão de que as aquisições de participação acionária pelo BNDESPar tenham sido decididas de acordo com motivações que punham em primeiro plano interesses particulares e privados em detrimento de interesses coletivos e públicos”.

LEIA MAIS:

Petrobras arrenda fábricas de fertilizantes por R$ 177 milhões

As melhores (e as piores) previdências privadas