Desfiliado oficialmente do PSL, o presidente Jair Bolsonaro deu, nesta sexta-feira (22), o primeiro passo para oficializar o lançamento de seu novo partido, o Aliança pelo Brasil.
Durante uma live no Facebook, Bolsonaro adiantou que o número de seu novo partido será o 38, “que é fácil de gravar”, e que, agora, correrá atrás das assinaturas necessárias para legalizar o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O presidente não comentou em sua live se o número escolhido é uma alusão ao modelo mais comum de revólver encontrado no mercado – calibre 38 -, mas, entre os princípios da nova legenda está justamente o direito à legítima defesa, “inclusive por meio do acesso às armas”.
Segundo o presidente, o Aliança pelo Brasil será um partido “conservador, que respeita todas as religiões, dá crédito aos valores familiares, defende a legítima defesa, defende a posse e o porte de arma com requisitos, o livre comércio com todo mundo, sem o viés ideológico”.
2020 ou 2022?
Bolsonaro não confirmou a participação de sua nova sigla nas eleições de 2020, mas projetou a presença do partido em 2022, quando acontecerá o novo pleito presidencial.
O prazo para que o novo partido tenha condições legais de disputar as eleições do ano que vem expira em março. Até lá, é necessário coletar 500 mil assinaturas em pelo menos nove Estados brasileiros e ter a validação delas, uma a uma, pelo TSE.
“Estamos aguardando aqui. Na próxima semana o Tribunal Superior Eleitoral vai decidir se podemos ou não colher assinaturas para a sua fundação, via eletrônica ou não. Se for via eletrônica, eu tenho certeza de que, com o apoio de todos vocês, creio que em um mês, no máximo, a gente consegue as 500 mil assinaturas. Caso não seja possível, a gente vai ter que colher assinatura física. Aí demora mais e não ficará pronto o partido tão rápido. No meu entender, um ano ou um ano e meio para ficar pronto o partido”, concluiu o presidente.
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.






