O apoio público ao impeachment do Presidente Donald Trump tem aumentado constantemente nas últimas semanas, enquanto um comitê da Câmara dos Deputados dos EUA realizou uma série de audiências televisionadas de impeachment, de acordo com uma pesquisa de opinião da Reuters/Ipsos divulgada na terça-feira.
O que pensa a população americana?
A pesquisa mais recente, realizada na segunda e terça-feira (25 e 26), constatou que 47% dos adultos nos Estados Unidos sentiram que Trump “deveria ser ‘impeachmado'”, enquanto 40% disseram que não deveria.
O resultado combinado das pesquisas da Reuters/Ipsos, nas últimas semanas, mostrou que o número de americanos que querem destituir o presidente superava cada vez mais os que não querem.
Reviravolta
Pouco antes das audiências começarem, em 13 de novembro, a pesquisa da Reuters/Ipsos descobriu que o “apoio líquido”, que é a diferença entre a quantidade de pessoas que apoia e a quantidade que se opõe ao impeachment de Donald Trump, era de 3 pontos percentuais.
Logo após a primeira semana de audiência, o “apoio líquido” alterou-se para 4 pontos percentuais. Em seguida, na segunda semana de audiências, o valor já estava em 5 pontos.
A pesquisa mais recente, mostra que o apoio líquido ao impeachment está agora em 7 pontos.
Acusação
O inquérito contra Donald Trump se concentra em uma ligação telefônica feita no dia 25 de julho, na qual Trump pediu ao presidente ucraniano Volodymyr Zalenskiy para investigar o candidato presidencial democrata Joe Biden e seu filho Hunter Biden.
Os democratas acusaram o presidente americano de abusar de seu poder. Dessa forma, a acusação diz que Trump manteve retido US $ 391 milhões em ajuda de segurança para poder pressionar um aliado vulnerável dos EUA.
Além disso, o acusam de interferir em uma eleição americana, “desenterrando sujeira” de seus oponentes políticos.
Curiosidade
Donald Trump criou e promoveu uma teoria da conspiração de que a Ucrânia, e não a Rússia, interferiu nos EUA em 2016, na eleição presidencial. Em soma, Trump acreditava que Hunter Biden trabalhava para uma empresa de energia ucraniana.
Nesse sentido, é importante deixar claro que essa teoria já foi desacreditada.
Desenrolar
Se os artigos de impeachment forem aprovados pela Câmara controlada pelos democratas, o Senado, que é controlado pelos colegas republicanos de Trump, realizará um julgamento sobre a condenação e a destituição do cargo do presidente.
Quanto a isso, os republicanos mostraram pouca inclinação para remover Trump, que está buscando a reeleição em 2020.
Donald Trump nega irregularidades e rejeitou o inquérito, como se ele fosse uma farsa ou esforço dos democratas para derrubar o resultado das eleições de 2016, quando ele foi eleito.
Linhas partidárias
A opinião pública sobre o impeachment permanece dividida ao longo das linhas partidárias, com cerca de 8 em cada 10 democratas apoiando o impeachment de Trump e oito em cada dez republicanos opondo-se.
A pesquisa da Reuters/Ipsos mostrou que 7 em cada 10 republicanos acreditavam que o inquérito da Câmara não havia sido conduzido de maneira justa.
Em acréscimo, mostrou ainda que a maioria dos republicanos se opunha ao impeachment por qualquer coisa que não fosse uma violão legal completa do presidente.
Quatro em cada dez republicanos concordaram que um presidente que usa seus poderes para obter ganhos financeiros deveria enfrentar uma investigação de impeachment.
Não obstante, três em cada 10 disseram que um presidente que obstrua a justiça ou prejudique os interesses dos EUA no exterior deve sofrer uma investigação.
Ademais, apenas dois em cada 10 disseram que uma um presidente que usa seus poderes para obter vantagens políticas sobre um oponente deveria enfrentar uma investigação, como Trump é acusado de fazer.
Método de pesquisa
A pesquisa Reuters/Ipsos foi realizada on-line, em inglês, nos Estados Unidos. Reuniu respostas de 1.118 adultos, incluindo 528 democratas, 394 republicanos e 111 independentes.
Por fim, a pesquisa possui um intervalo de credibilidade, uma medida de previsão, de 3 pontos percentuais.
Referência/Fonte: Net support for impeachment grew steadily during U.S. congressional hearings, poll shows
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.





