A temporada eleitoral está entrando em sua fase final em Taiwan, e ocorre em meio a alegações de séria intromissão do governo da China continental.
Esta semana, Taiwan deteve dois executivos de uma empresa listada em Hong Kong. Contudo, a motivação foram suspeitas sérias de violar a segurança nacional, informou a Reuters. Eles foram detidos em Taipei para ajudar nas investigações sobre as alegações. Por um solicitante de asilo chinês na Austrália.
A detenção dos dois homens ocorreu em menos de dois meses antes de os taiwaneses irem às urnas. Com o atual presidente Tsai Ing-wen buscando um segundo mandato. Todavia sua popularidade foi reforçada em meio a sua postura cada vez mais conflituosa contra o Partido Comunista Chinês, à medida que a agitação social em Hong Kong se arrastava.
As alegações de intromissão no continente se intensificaram nos últimos dias, devido a uma combinação de fatores. É o que alega Russell Hsiao, diretor executivo do Global Taiwan Institute. Ele citou “atividades intensificadas que aumentaram a sensibilidade do público em Taiwan em relação às questões de interferência do PCC (Partido Comunista Chinês)”, como ocorreu em Hong Kong.
Os protestos pró-democracia em Hong Kong começaram quase seis meses atrás. Contudo, o que começou como manifestações contra um projeto de extradição agora descartado, se transformou em apelos à plena democracia. Hong Kong é uma colônia britânica que voltou ao domínio chinês em 1997.
De acordo com Hsiao, Taipei está em alerta desde novembro do ano passado, quando o Partido Progressista Democrático (DPP), de Tsai, perdeu eleições locais em cidades importantes para o partido de oposição Kuomintang (KMT).Em particular, o DPP perdeu sua fortaleza em Kaohsiung, a cidade portuária do sul onde mantinha o poder por mais de 20 anos.
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.






