FINANÇAS

Pai Rico, Pai Pobre: veja as maiores lições do best seller

O livro Pai Rico, Pai Pobre, de Robert  T. Kiyosaki, é um best seller que mantém a sua relevância mesmo mais de 20 anos após seu lançamento. Nele, o autor critica o fato de a escola não preparar as crianças para o mundo real.

Kiyosaki explica que um emprego estável não garante riqueza financeira e fala sobre os principais comportamentos e conceitos que levam uma pessoa a ser rica e outra não. Para isso, ele apresenta um “pai rico” e um “pai pobre”, mas, quebra possíveis pré julgamentos sobre eles

Pai Rico, Pai Pobre é sobre sair da “corrida dos ratos”: a maioria das pessoas levam uma rotina de trabalho que Kiyosaki chama de “a corrida dos ratos”. Ela começa quando a pessoa ganha seu salário e gasta todo o dinheiro em uma série de bens supérfluos, esgotando rapidamente os recursos.

Isso é um padrão mental em relação à vida financeira, passado de geração em geração. Ou seja, independe do quanto a pessoa ganha, mas sim de seu comportamento. O autor recomenda que quem está nessa situação saia dela o quanto antes.

Diferença entre passivos e ativos: os bens ativos são todos aqueles que te trazem rentabilidade ou lucro ao longo do tempo, como ações e outros investimentos. Já os passivos são aqueles bens que tiram dinheiro do seu bolso e se desvalorizam com o tempo.

Comece cedo: Outro aprendizado importante de Pai Rico, Pai Pobre, é que, quanto antes começar a construir sua riqueza, mais sucesso você terá. Quanto antes você souber planejar sua vida financeira, mais fácil ficará alcançar seus objetivos.

Quer ganhar DIVIDENDOS 
O ANO TODO?

Acesse a AGENDA DE DIVIDENDOS e tenha um ano inteiro de renda passiva.

Agenda de dividendos