Economia
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Câmbio: Real vai seguir valorizado por muito tempo? Entenda os cenários

Câmbio: Real vai seguir valorizado por muito tempo? Entenda os cenários

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

28 Mar 2022 às 20:46 · Última atualização: 24 Jun 2022 · 2 min leitura

Redação EuQueroInvestir

28 Mar 2022 às 20:46 · 2 min leitura
Última atualização: 24 Jun 2022

Imagem com dólares. O câmbio valorizado do Real no atual momento gera dúvidas sobre a volatilidade do cenário.

Divulgação

O Real é hoje uma das moedas mais valorizadas do mundo. Desde o início da ano, o Real se valorizou cerca de 15% em relação ao dólar, com a cotação caindo abaixo do patamar de R$ 5 pela primeira vez desde junho de 2021.

Mas o investidor fica sempre em dúvida: por que essa valorização está acontecendo e qual a estabilidade dela? Um dos motivos apontados por especialistas é a alta da Selic, a taxa básica de juros do Banco Central, que atrai investimentos externos com garantia de melhor remuneração e aumenta a quantidade de dólares.

Leia também: Por que investir em previdência privada? Confira 6 motivos e comece já!

O aumento do valor das commodities, principal produto de exportação na balança comercial brasileira, também contribui para a valorização do Real, segundo a estrategista Gisela Brant, do J. P. Morgan, disse ao jornal Valor Econômico.

Cuidado no médio prazo

O Head de câmbio da EQI Investimentos, Alexandre Viotto, cita o fato de os Estados Unidos estarem realizando um aumento de juros em velocidade muito menor do que o Brasil, e ainda as tentativas de ajuste fiscal realizadas pelo governo como sinalizações positivas ao mercado.

No entanto, ele alerta que ainda é cedo para imaginar quedas ainda maiores no câmbio ou mesmo a estabilização das cotações do Real no atual patamar. Cita o cenário eleitoral como possível fator de incerteza, assim como a indefinição sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia.

“Uma escalada do conflito para países da OTAN, apesar de remota, ainda está entre os cenários eventuais para as próximas semanas. (…) Qualquer passo em falso ou que seja mal interpretado pode trazer outros atores hoje ‘à parte’ do conflito…”, alerta o colunista.

Para saber como preservar seus investimentos num cenário de incerteza do câmbio, preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para tirar todas as suas dúvidas!!

A retomada das Criptos?
newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias